Inscrições para intercâmbio foram estendidas até dia 31 de agosto; alunos de Etecs e Fatecs farão curso de inglês ou espanhol, com tudo pago
O Centro Paula Souza (CPS) prorrogou até o dia 31 de agosto as inscrições para a edição de 2023 do Intercâmbio Cultural, que oferece 332 bolsas de estudo para cursos de língua inglesa ou espanhola em instituições de ensino da Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Serão beneficiados os estudantes com melhor aproveitamento acadêmico das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais.
Do total de bolsas de estudo, 245 serão destinadas às Etecs, sendo 3 vagas para alunos de cursos técnicos na modalidade de educação a distância (EaD). Nas Fatecs, serão selecionados 87 alunos, sendo 3 vagas para estudantes matriculados em cursos a distância e 3 para alunos da Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS).
Nas Etecs, podem se candidatar jovens matriculados na segunda série dos Ensinos Médio ou Integrado ou no segundo módulo dos cursos técnicos. Já nas Fatecs, o estudante precisa ter um Percentual de Progressão (PP) de Intercâmbio de 50 a 75% (informação disponível no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica – SIGA), com exceção da Fatec Votorantim, que iniciou as atividades neste ano, o percentual será de 14 a 50%.
O intercâmbio prevê um curso intensivo de língua inglesa ou espanhola, com duração de quatro semanas, com as seguintes despesas pagas: passagem aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), traslado no país de destino, chip de internet, seguro-viagem, taxas de emissão de visto de estudante (Visa) e Sevis para entrada nos Estados Unidos, ajuda de custo e tag de identificação das malas. Caberá ao participante providenciar e custear documentos pessoais necessários para a viagem, como passaporte e custos de deslocamento para obtenção do visto americano. Os embarques estão previstos para novembro de 2023, janeiro e fevereiro de 2024. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pela internet.
Edições anteriores
O Intercâmbio Cultural foi realizado pela primeira vez entre 2011 e 2015 e levou mais de 2,5 mil estudantes e 400 professores de Etecs e Fatecs para Inglaterra, Estados Unidos, Nova Zelândia, Espanha, Argentina e Chile. Confira os relatos.
Entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, mais 327 estudantes e 17 docentes de Etecs e Fatecs foram beneficiados pela iniciativa e tiveram como destino as cidades de Brighton, Cambridge, Canterbury, Eastbourne, Londres, Oxford e Worthing, na Inglaterra, e Dublin, na Irlanda.