O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), está com inscrições abertas para escolas e demais instituições de Ensino Médio interessadas em participar do Tecnolac 2023, que ocorre entre os dias 21 e 22/9, de 7h30 às 12h, nas dependências do Instituto, em Juiz de Fora.
O objetivo do evento é ampliar a difusão de tecnologias referentes ao setor de leite e derivados, além de apresentar aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio o curso superior de Tecnologia em Laticínios, oferecido pelo Instituto desde 2022. Os temas das oficinas foram selecionados de forma a contemplar o maior número de assuntos que integram a cadeia de lácteos.
“Para montar a grade de oficinas, nos baseamos em algumas dúvidas que as pessoas costumam ter em seu dia a dia, como a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite, por exemplo. Então, nosso intuito é popularizar ainda mais esse conhecimento, trazendo também uma parte técnica”, explica o professor-pesquisador da Epamig ILCT, e um dos organizadores do evento, Felipe Alves de Almeida. Ele completa: “Optamos pelo foco em estudantes do 3º ano do Ensino Médio, pois acreditamos que eles possam se tornar multiplicadores e compartilhem o conhecimento que vão adquirir durante as atividades com mais pessoas. Além disso, será uma oportunidade para conhecerem a grade curricular e o projeto pedagógico do nosso curso de graduação”.
A programação é composta por dez oficinas que vão trabalhar desde questões mais teóricas, como a microbiologia e a físico-química de leite e derivados, à fabricação de produtos lácteos, como manteiga, queijo Minas Frescal, requeijão e gelados comestíveis. Também haverá apresentação de tecnologias geradas pela Epamig ILCT ao longo dos anos, como o “kefirgerante” e a utilização de luteína para melhoria de alguns produtos lácteos. O conteúdo será repetido nos dois dias do evento, de forma que uma instituição de ensino poderá participar apenas na quinta-feira (21/9) ou na sexta-feira (22/9).
“Como esperamos receber em torno de 500 participantes ao longo dos dois dias, a ideia é que o maior número possível de escolas e institutos seja atendido”, antecipa Felipe de Almeida. Segundo o professor-pesquisador, estudantes e equipes serão divididos em grupos de aproximadamente 25 pessoas, que participarão de todas as oficinas, permanecendo de 15 a 20 minutos em cada uma. Visitas guiadas à fábrica-escola da Epamig ILCT encerrarão as programações dos dois dias, para que os participantes possam ter contato com equipamentos de escala industrial.
O evento é gratuito e aberto a qualquer instituição de ensino que possua turmas de 3º ano do Ensino Médio, seja ela pública ou particular. A seleção será feita com base no índice de aprovação de cada escola, instituição ou centro de ensino. Caso seja selecionada, a instituição deverá enviar uma lista com os nomes dos estudantes para inscrições individualizadas e, posteriormente, confecção de certificados. O número limite é de 50 pessoas por instituição.
As inscrições devem ser feitas até o dia 31/8, pelo link. Para mais informações sobre o processo de inscrição, acesse o edital do Tecnolac 2023 clicando aqui.